Habilidades trabalhadas: coordenação global, equilíbrio estático e dinâmico, orientação espacial e atenção.
Partes coladas
1.As crianças devem andar livremente em uma quadra ou espaço similar.
2.A cada 30 segundos, apite e toque alguma parte do seu corpo, por exemplo, o pé esquerdo, a cabeça, o bumbum, as mãos, etc.
3.As crianças deverão "colar" a parte solicitada no chão e continuar se movimentando até o próximo comando.
Dica: para variar a brincadeira, sugira que, na hora em que você der o comando, em vez de as crianças encostarem a parte do corpo solicitada no chão, encostem-na mesma parte de um colega, por exemplo, nariz com nariz, mãos com mãos, etc.
Pega-pega diferente
1. As crianças devem se espalhar em meia-quadra ou espaço similar. Combine com elas quais os "piques", ou seja, os locais onde elas não poderão ser pegas (pode ser uma parede ou uma linha no chão)
2. Uma criança deve ser escolhida para ser o pegador. As demais devem correr pelo espaço. Se forem pegas, virarão estátuas e não poderão mais brincar até que alguém vença a brincadeira.
3. O diferente neste pega-pega é que, cada vinte segundos, você deve dar um comando indicando a forma como as crianças devem se movimentar, inclusive o pegador.
Comandos:
* Andar agachado
* Andar de costas
* Pular
* Arrastar-se no chão
* Correr batendo palmas
* Pular em um pé só
Dicas: fique atento ao ritmo das crianças. Se perceber que elas estão cansadas, sugira uma movimentação mais calma, e se achar que a brincadeira está muito parada, proponha algo mais agitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário